ABRANDADORES

Retira a dureza cálcica (calcário) da água

O abrandamento por troca iônica nada mais é do que a substituição dos íons de cálcio e magnésio responsáveis pela dureza da água, por íons solúveis de sódio.

A troca iônica se processa durante a passagem da água por uma resina trocadora de íons do tipo catiônica, operando em ciclo sódio.

A finalidade principal do abrandamento é prevenir a formação de incrustações em tubulações provocadas pela dureza da água, tendo sua maior aplicação no tratamento de água de alimentação de caldeiras de baixa pressão e sistemas de aquecimento e resfriamento.

Outros usos de água abrandada incluem tinturarias industriais, onde o cálcio na água reage com pigmentos para tecidos prejudicando as cores obtidas, redução da dureza de águas muito duras para fins potáveis, águas que necessitem de alto teor de saponificação, fenômeno este condicionado à dureza da água.

Aplicações:

- Residencial (casas, prédios, condomínios, etc.);

- Comercial (indústrias, laboratórios, medicina, alimentos, etc.);

- Pré-tratamento para osmose reversa.

Não utilizar:

- Para abrandar águas superficiais (de rios, nascentes, açudes, etc.) sem um pré-tratamento prévio das mesmas (filtros de profundidade).

Características:

- Diversas vazões disponíveis, sob consulta;

- Resistentes a altas pressões, de até 8,5 kgf/cm2;

- Tanque de pressão ou carcaça com interior (liner) em termoplástico e reforço externo de resina e fibra de vidro, sem soldas;

- Três camadas de materiais filtrantes (resina catiônica, pedregulho fino e pedregulho grosso);

- Tanque de salmoura em termoplástico com tampa e bóia de segurança;

- A vazão de retrolavagens é de 50% da vazão de serviço.

Funcionamento automático:

Nossos abrandadores são equipados com cabeçotes automáticos, que permitem o funcionamento automático do sistema. Através deles, pode-se programar os horários das retrolavagens e/ou regenerações, para que sejam realizadas a qualquer horário do dia ou da noite. Dessa forma, é dispensada a necessidade de um operador específico para essa função, reduzindo custos de mão-de-obra e aumentando a confiabilidade e regularidade do sistema.

Características dos cabeçotes:

- Bivolts;

- No mínimo, cinco ciclos de operação: serviço, retrolavagem, regeneração, enxágüe lento e enxágüe rápido;

- Programação por timer: a regeneração, retrolavagem e enxágües são iniciadas nas horas e dias programados.

- Essa programação permite escolher os dias, ou intervalos, nos quais serão realizadas as regenerações do filtro, bem como, a duração desses processos.

   
 

Abrandador Fibra Automatico com tanque Abrandador Fibra Automatico Duplex com tanque Abrandador Manual