Home -- Empresa -- Produtos -- Fale Conosco -- Biblioteca

COLETA DE ÁGUA DE CHUVA

Aproveitamento de Água de Chuva


RECURSO VALIOSO E GRATUÍTO QUE CAI DO CÉU
ABASTEÇA SUA CASA, EMPRESA OU LAZER COM ÁGUA DE CHUVA

Simples, eficiente, confiável e automático, nosso sistema é uma nova maneira de economizar água e dinheiro, bem como enfrentar problemas trazidos pela urbanização, como o risco de desabastecimento, racionamento, y mitigar los efeitos da impermeabilização do solo, como enchentes e inundações. 

USOS
- Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
- Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
- Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
- Reserva de incêndio
- Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
- Espelhos e fontes d`água
- Recarga de aquíferos

O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação eo uso de equipamentos mais complexos.

O sistema de aproveitamento da água da chuva, é indicado seu uso residencial, em condomínios ou em instalações industriais e comerciais.

FUNCIONAMENTO: Nosso sistema prevê a utilização do TELHADO e CALHAS como captadores da água de chuva, que é dirigida para um FILTRO, auto-limpante que remove detritos, e levada para uma CISTERNA (reservatório de água subterrâneo ou externo). 
Para evitar que a sedimentação do fundo da cisterna se misture com a água, esta é canalizada até o fundo, e por meio de um FREIO D`ÁGUA ela brota para cima sem causar turbulência em sua base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um largo período, diversos meses. 
Uma outra parte do sistema, o CONJUNTO FLUTUANTE(mangueira, boia, filtro e válvula de retenção e conector) preso à bomba submersa ou tubo de tomada de água, suga a água logo abaixo da lâmina d`água, local onde ela é mais limpa, aumentando a vida útil da bomba e de todo o sistema. 
Para escoar a água excedente, usa-se na cisterna o SIFÃO-LADRÃO, que elimina particulados flutuando e evita entrada de odores, insetos e roedores. 
Uma BOMBA de recalque ou pressurizadora alimenta os pontos de consumo (caixa d`água não potável e/ou torneiras externas de uso restrito), e o KIT DE REALIMENTAÇÃO abastece a cisterna ou a caixa de água não potável elevada automaticamente em caso de consumo acima da capacidade ou estiagem.

RESIDÊNCIAS: O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardines, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.

Regras internacionais sobre sistemas de Aproveitamento de água da chuva

Internacionalmente é más habitual falar-se em aproveitamento de águas pluviais (AAP) e de Sistemas de Aproveitamento de Água Pluvial (SAAP).
Regras a observar no dimensionamento e na instalação destes sistemas:
- Adopção de um modelo de cálculo específico para aferição das quantidades e das necessidades de água em cada projeto.
- Admitir apenas como úteis as superfícies de recolha que não estão em contato periódico com pessoas, animais ou máquinas.
- Adoptar sistemas de filtragem que rejeitem as primeiras águas após longos períodos sem pluviosidade, em valores médios de rejeição de 0,5 litros por m2. Técnica conhecida por “First Flush”.
- Prever uma válvula de corte no início do sistema, como desviação do coletor pluvial, de modo a “desligar” todos os seus componentes para a verificação, manutenção ou substituição.
- Prever uma válvula anti-reflexo com membrana anti-roedores na saída (overflow) de esgoto do depósito de armazenamento, que deve estar ligado ao coletor pluvial.
- Utilizar um depósito de armazenamento construído num material cujas paredes sejam isentas de porosidade, nem propiciem reações químicas. O polietileno de alta densidade é o neste momento o material mais indicado para o armazenamento de a água da chuva.
- O depósito será enterrado, garantindo-se que a água da chuva fica protegida da luz e uma temperatura sem grandes variações. Dessa forma se pode evitar a formação de algas eo desenvolvimento de certos micro-organismos.
- O depósito deve ter uma abertura tamponada capaz de permitir o acesso ao seu interior para manutenção.
- A entrada de água no interior do depósito deve ser feita do fundo para a superfície através de un accesorio especial que não origine turbulência, além de que dessa forma se consegue uma oxigenação da água armazenada sempre que entra uma nova.
- A captação de água no interior do depósito pela bomba deve acontecer a cerca de dez, quinze centímetros por debaixo do nível, sendo nessa zona que se encontra a melhor qualidade.
- O dimensionamento do sistema deve prever que o overflow do depósito aconteça entre três a cinco vezes por ano, garantindo-se uma boa renovação.
- No caso de a água da chuva alimentar alguns equipamentos no interior dos edifícios, cisternas de WC, por exemplo, essa canalização deveria ser Independiente da restante e sem possibilidade de cruzamento. As bombas que simultaneamente estão ligadas ao depósito da água da chuva e ao mesmo tempo à rede potável, fazendo a comutação automática após esgotar-se o depósito, devem possuir homologação garantindo a não entrada de água pluvial na rede potável por refluxo.
- Todas as torneiras alimentadas pela água da chuva deve ser marcado com etiquetar indicando “água não potável ou imprópria para beber”. Essas torneiras só podem ser manejados com uma chave de segurança.
- A manutenção e limpeza do sistema deve privilegiar as épocas do ano antes do início das chuvas e após o Inverno.
- Os principais parâmetros físico-químicos da água armazenada no depósito deve ser revisado com intervalos máximos de seis meses.
- De três em três anos poderá ser recomendável o esvaziamento total do depósito e a sua lavagem profunda.

Coletor Água de Chuva Ultra
Separador de Folhas Original

Separador de Folhas Ultra


Separador de Folhas Advanced
Separador de Folhas Tipo Catcha
Valvula de Contra Fluxo Air Gap


Telas
Separador de Fluxo de 300mm
Desviador de Água Rainwater



coletor chuva advanced

Mozzie Stoppa™ Válvulas de para escapar de Alto Fluxo

Tanque Slim 2460 lt.1


separador de folhas tipo caixa
Indicador de Nível
Valvula de Abastecimento Externo



Tanque Dobrável de PVC

separador de fluxo 100mm

Filtro Rainus


Filtro VF1 para 200m² de telhado
Cisternas Fibra
Filtro VF6 para 1.500m² de telhado