MEIOS (Leitos) FILTRANTES

Principais Mídias Usadas para Filtração de Água (Meios Filtrantes)

AREIA

A areia usada na filtração de água pode ser “agulhada” formando ângulos, considerada a melhor para filtração ou de padrão normal.

A granulometria usada depende do tipo de filtro; filtros lentos usam tamanho de grãos entre 0,25 e 0.35 mm, filtros rápidos usam granulometria entre 0,4 e 1 mm e os chamados filtros de alta taxa usam granulometria entre 0,8 e 2,0 mm.

Os filtros de areia retiram turbidez, particulados e pequena quantidade de material emulsionado na forma colóidal ou emulsão.

Não retiram microorganismos não podendo ser usado sozinho no controle de pragas e doenças.

A principal origem da areia usada em filtração é o leito de rios que produz a areia fina (1), média (2) ou grossa (3) e ainda existe o cascalho e outras que podem ser usadas na filtração ou montagem do filtro.

NATURITA (ZEÓLITO)

Naturita filtra Ferro, Manganês, DBO,

 Meio filtrante para retirada de Ferro, Manganês, DBO, Amônia e metais Pesados.

Produto natural composto por minerais de aluminosilicatos hidratados, usado para água filtrada para consumo humano.

Com área superficial de40 m2/g,remove compostos orgânicos, metais pesados, amônia, cor, odor, sabor e turbidez da água (partículas de até 4 micra).Ferro e Manganês.

A matéria orgânica, tanto na forma dissolvida como coloidal, hidrocarbonetos, derivados halogenados, aminas, ácido húmico, proteínas, e lipídios são adsorvidos na superfície da mídia.

Remove cloraminas.,Usado em indústrias farmacêuticas,hospitais, hotéis e residências.

Retira Ferro bivalente (Fe2+) e Manganês (Mn2+) em piscinas e pode ser usado para filtração de água de lagos e tanques de aqüicultura.

CARVÃO ATIVADO

carvão ativado granulados

Para descolorir, recuperar e remover odores.

Com grande área superficial interna desenvolvida durante a ativação, formada por milhares de poros filtrantes e adsorventes.

A área superficial formada por eles vai de 500 a 1200 m2/g.

Os Carvões Ativados são na maioria de origem vegetal, obtidos a partir de fontes renováveis de matérias-primas.

Estão disponíveis em suas formas granuladas e pulverizadas, para a utilização nos processos em fase gasosa ou líquida.

O Pó tem grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macroporos, são utilizados em processos descontínuos, apresentando a vantagem do uso em dosagens variadas.

Pode ser misturado ao líquido a ser tratado, sendo removido por filtração e/ou sedimentação, após determinado tempo de contato.

É aplicado na purificação de produtos químicos como glucose, ácido lático, gelatina, ácido orgânico, cafeína, gorduras, ceras, óleos, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes, fenol e outros.

Os granulados adquirirem dureza necessária para evitar perdas excessivas devido à fricção.

São utilizadas em colunas de leitos fixos ou móveis, através dos quais o fluido passa e é purificado.

Pode ser usado em filtros para decloração de águas domésticas e industriais, tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, tratamento de gases, recuperação de solventes, ouro, tratamento de águas para filtros domésticos, gasolina e querosene.

Utilizado para eliminação de cloro por meio da formação de óxidos, o carvão ativado também tem a característica de remover matéria orgânica em seus sítios, através da adsorção, o que gera uma potencialidade para o aparecimento de contaminação microbiológica nesse equipamento.

Dessa forma, cuidados devem ser tomados na utilização desse equipamento, sendo que devem ser definidos procedimentos de sanitização (vapor limpo, de preferência), que possam garantir controle da contaminação microbiológica em seu leito.

NATUROX - (MnO2)

Naturox

Meio filtrante para remoção de Ferro (Fe+2 , Fe+3), Manganês (Mn+2), Sulfeto de Hidrogênio (H2S) e Oxidação de Arsênico (As+3 para As+5), tem certificação do NSF International (The Public Health and Safety Company) para tratamento de água.

Como a granulometria do leito filtrante é uniforme e de baixo peso específico (1 mm), as perdas são menores durante as retrolavagens, requerendo equipamentos e bombas menores. Vida útil estimada de 10 anos devido a sua dureza.

O meio oxi-redutor atua como catalisador e oxida o Fe2+ (dissolvido) a Fe+3 (precipitado) sendo retido pelo sitio ativo no leito filtrante.

O íon Fe+3 vai ser removido do leito pela retrolavagem.

A ausência de metais pesados em sua composição conferiu-lhe o certificado de controle de qualidade NSF devido ao seu alto grau de pureza e segurança.

O Naturox opera como um filtro clássico catalisado com um agente de oxidação ou oxigênio presente do sultafo de ferro e do manganês.

 

QUARTZO MINERAL (Dióxido de Silicio, SiO2)

QUARTZO Mineral 
Categoria: ...........................Cristal de Silício 
Fórmula Química....................Sílica (Dióxido de Silício, SiO2) 
Identificação Cor...................Transparente,Leitoso ou com tons escuros 

O Quartzo é o segundo mais abundante Mineral da Terra.

Possui estrutura cristalina Trigonal composta por tetraedros de silica (Dióxido de Silicio, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. 

O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), meclas com diversos pseudomorfos. 

É classificado como tendo dureza 7 na Escala de Mohs . 

Peso específico 2.65. 

ANTRACITO

Devido a sua densidade única, a antracita pode ser utilizada em filtros multicamadas.

Com uma densidade de 0,8 gr/cm3, é adequada hidraulicamente e ficará por cima dos meios mais pesados como a areia ou granada, ofrecendo assim, uma capa de pré-filtração.

Isto representa corridas mais longas e menor perda de carga, sem mencionar a redução de retro-lavagens, o que se traduz em uma enorme economia de água para esta etapa.

GARNET (GRANADA)

É um meio filtrante granular de alta densidade e dureza.

É utilizado como a filtração mais fina de um sistema de filtração com uma cama multimeios com fluxo para baixo.

Esta condição estável de grãos grandes por cima dos mais finos, se consegue utilizando materiais de diferentes tamanhos e pesos específicos.

A granada com seu alto peso específico de 4.0, forma a capa mais baixa de grãos finos e seu tamanho efetivo de 0,3mm pode filtrar até uma faixa de 10-20 micras.

TURBIDEX

Um novo sistema de filtração muito mais efetivo que os anteriores, é o filtro Turbidex, está composto por um recheio mineral de aluminosilicatos de superfície irregular e grande porosidade, que provê um excelente rendimento na filtração de sólidos suspensos.

Turbidex permite uma filtração mais profunda que os métodos de filtração convencionais, retendo partículas em uma faixa de 3 a 5 micras.

Estes resultados são obtidos não só por separação física, senão que por absorção eletrostática, floculação e intercâmbio iônico.

Como resultado da passagem pelo filtro Turbidex, a água produzida, alcança um valor de turbidez de menos de 0,1 NTU.

Uma das principais vantagens do filtro Turbidex, é que a água não requer métodos adicionais de filtração para estar pronta para o uso, como normalmente ocorre com os filtros multicamadas ou de areia, após os quais, é necessária a incorporação de outros filtros.

Por outro lado, esta tecnologia permite diminuir os custos de químicos e cartuchos para filtros, além da limpeza e vida útil das membranas de equipamentos águas abaixo do filtro Turbidex.

Outra vantagem é a simplicidade de trabalhar com um só meio filtrante e não com capas de diferentes densidades, pesos, embalagens.

No desenho de um filtro é importante levar em conta a autonomia, a velocidade lineal de circulação do fluido (entre 12 e 30 m/h), a altura do leito (ao redor de 1m), a altura disponível para a expansão do leito (0,3 - 0,5 m), a proporção de cada meio filtrante e a capacidade da bomba para regenerar a pressão suficiente, trabalhando tanto a vazão de serviço como a retro-lavagem.

ADSORBSIA

É um produto desenvolvido por DOW para a remoção de arsênico e outros metais pesados.

O meio granular, baseado em dióxido de titânio, é descartável e conserva as propriedades cinéticas de sua estrutura nano-cristalina, mantendo uma estrutura física estável.

Estudos nos Estados Unidos, tem demonstrado que ADSORBSIA apresenta cinéticas dez vezes maiores que os meios comuns, baseados em ferro.

Uma das principias vantagens do meio filtrante é sua robustez na remoção de arsênico quando o submete a condição de pH variável.

O meio ADSORBSIA é um meio de uso único que é utilizado geralmente na configuração de fluxo descendente.

Podem realizar retrolavagens periódicas, com o único objetivo de expandir o leito, mas a típica frequência é muito baixa.

Devido a que o leito se dispõe uma vez que haja sido esgotado, não são geradas correntes de água carregadas com arsênico que devem ser tratadas antes de eliminá-las.

Graças a sua alta afinidade com o arsênico, permite ser descartável segura e facilmente como recheio, visto que é considerado um resíduo perigoso.

AG FILTER

Ag filter tem muitas vantagens sobre o meio filtrante granular que são normalmente utilizados para a redução de sólidos suspensos. 

Suas extremidades fracturadas e de superfície irregular proporciona uma grande superfície e uma via de fluxo complexo para a remoção eficiente das partículas suspensas através do leito de filtração, sólidos em suspensão tipicamente reduzindo a gama de micrómetros 20-40.

Há menor queda de pressão através de uma cama de Filtro-Ag sobre a maioria dos outros meios filtrantes.

Seus fluxos de retrolavagem leve exige menos do que as necessárias para outros meios de filtração.

Capacidades de serviços de alta resultará em menores custos de equipamentos e de poupança de espaço.

A alta capacidade de redução de filtro de sedimentos resultante é executado por mais tempo e economias substanciais na água de lavagem e entiempo inoperante.

Redução do custo de transporte, devido ao peso leve por pé cúbico.

Substituição do filtro de areia com Ag em existentes podem aumentar a capacidade de filtragem em 100% ou mais.

KDF (Kinetic Fluxion Degradação)

KDF são de cobre-zinco granulado de alta pureza utilizando redox (electrão câmbio) para remover o cloro, sulfureto de hidrogénio, metais pesados ​​e os microorganismos de água solúveis em água.

Esta liga de alta eficiência patenteado, remove mais de 95% de cloro livre antes de atingir o leito de carvão, de modo que pode concentrar-se sobre o carvão a remoção dos elementos orgânicos, estendendo-se até 15 vezes o tempo de serviço.

BIRM

Birm é um meio económico e eficaz para a redução do ferro dissolvido e compostos de manganês presentes na água não tratada.Pode ser usado para a gravidade ou sistemas de água pressurizada. 

Birm actua como um catalisador para melhorar a reacção entre o oxigénio dissolvido (OD) e ferro. 

Esta reacção produz hidróxido férrico precipita e pode ser facilmente filtrada.

As características físicas do Birm proporcionam excelentes meios de filtro, fácil de limpar e de retrolavagem para eliminar a precipitação.

Birm não tem desgaste excessivo em cada lavagem e, portanto, oferece boa vantagem econômica ao longo de muitos outros métodos de remoção de ferro.

Outras vantagens do Birm, além do seu baixo desgaste e longa vida, é eficaz a temperaturas elevadas e de baixa manutenção, uma vez que não requer químicos de regeneração, apenas retrolavagem periódica é necessária.

Ao usar Birm para remoção de ferro, é necessário que o óleo não contém água ou de sulfureto de hidrogénio, a matéria orgânica que não exceda 5,4 ppm de oxigénio dissolvido a ou abaixo de 15% do teor de ferro com um pH de 6,8 ou mais.

Se a água afluente tem um pH abaixo de 6,8, você pode usar a mídia como Corosex Clack, calcita ou carbonato de sódio, antes de passar estes Birm cama.

A água com pouco oxigênio dissolvido pode ser elevado por aeração.

Cloração reduz atividade Birm.Elevadas concentrações de cloro esgotando revestimento catalítico.

Clack Birm também ser utilizado para a redução do teor de manganês com a mesma fiabilidade como para a remoção do ferro.

Nestes aplicação de água a ser tratada deve ter um pH de 8,0-9,0 para obter os melhores resultados.

Se a água também contém ferro, o pH deve ser inferior a 8,5.

O pH elevado pode causar ferro coloidal na composição que é muito difícil de filtrar. 

Todas as outras condições permanecem as mesmas, quer para o manganês ou de ferro.

GREENSAND PLUS (Areia Verde)

GreensandPlus ™ é usado para remover o ferro solúvel, sulfureto de manganês, de hidrogénio, o arsénio na água.

O dióxido de manganês nas suas funções de superfície, como um catalisador na reacção de oxidação-redução do ferro e manganês.

O núcleo de areia de sílica permite GreensandPlus suportar condições de operação em água com baixo teor de sílica, TDS e dureza.

Quando usado GreensandPlus, pode eliminar a fonte de aluminato.

 Tolerância a maior pressão, você pode definir períodos mais longos entre retrolavagem e uma maior margem de segurança.

 Os sistemas podem ser projetados usando filtros de pressão vertical ou horizontalmente, e filtros de gravidade abertos.

PYROLOX

Pyrolox ® é uma forma mineral de dióxido de manganês, que tem sido utilizado no tratamento de água por mais de 75 anos.  

Pyrolox é um meio filtrante granular para sulfureto de hidrogénio, de ferro e de manganês de redução.

Pyrolox funciona segundo o princípio através do qual o sulfureto de hidrogénio, ferro e manganês são oxidados e preso neste meio, enquanto remove retrolavagem simples. 

Devido ao seu grande peso, é muito importante que os filtros são lavados apropriadamente para assegurar a expansão do leito e adequada vida do produto.

RESINA ANIÔNICA

Desmineralização de água.

Resina Aniônica Fracamente Básica: A.f.B

Estas resinas só removem ânions fortes, tais como sulfato, cloreto e nitrato,  não removendo ânions fracos, como os bicarbonatos e silicatos..

RESINA CATIÔNICA

Resina Catiônica Fracamente Ácida: C.f.A. 

Estas resinas são utilizadas para remoção de cálcio, magnésio e sódio,  ligados somente a ânion fraco, como o bicarbonato e nunca aos ânions fortes,  como sulfato, cloreto e nitrato.

Na realidade ela é somente usada em águas  com dureza temporária predominantemente elevada.

Resina Catiônica Forte: C.F.A.

Estas resinas podem estar na forma de sal de sódio, quando são utilizadas  para abrandamento da água ou na forma de hidrogênio, quando são  utilizadas para descarbonatação ou desmineralização da água.

Amaciantes de Água

Retenção de cálcio e de magnésio.

Água desmineralizada.

RESINA MISTA

Produção de água desmineralizada com alta pureza, livre de sílica. 

Condutividade atingindo menos de 0,1µS/cm.

Alta capacidade operacional.

Água desmineralizada.

MANTAS FILTRANTES

Ideal para eliminar gostos, odores, impurezas e matérias corantes presentes em produtos farmacêuticos e químicos.

A Mtec produz suas mantas com carvão ativado micropulverizado, obtendo maior área de contato e com isso melhor resultado.

Mantas e filtros fabricados a partir de meios filtrantes sinteticos ou naturais, mantas de poliester, feltros ou espumas em PU passam por um processo de impregnação de carvão ativado micro-pulverizado, este processo garante o mais elevado grau de contato.